Pós-operatório Facial

Existe uma enorme gama de pós-operatórios de cirurgias de face que podem ser tratados com a fisioterapia.

Dentre elas destacamos as cirurgias ortognáticas, cirurgias de ATM ( articulação tempo-mandibular), cirurgias reconstrutoras (queiloplastia, por exemplo)  e cirurgias estéticas (lifting facial, bichectomia).

O tratamento inclui desde a aplicação de laserterapia e tape mecânico no intra-operatório, a terapia manual para funcionalidade e recuperação dos movimentos fisiológicos / técnicas específicas para controle de edema e condução de uma melhor cicatrização no pós-operatório imediato e tardio.

A laserterapia tem sido amplamente utilizada para o controle do edema, a otimização da cicatrização, redução da parestesia ( sensação de dormência)  e redução da dor. Ela consiste na aplicação de um feixe de luz em pontos específicos dependendo do objetivo almejado, que não deve causar qualquer sensação na sua aplicação. Ela deve ser usada no pós-operatório imediato e após, enquanto houver necessidade de acordo com a avaliação do fisioterapeuta.

O tape mecânico consiste na aplicação da fita elástica de kinesio com tensões específicas e modo de aplicação próprios de acordo com cada caso e com cada fase do processo de recuperação. Ajuda também na resolução de edema residual. É diferente da aplicação do tape linfático, que visa o direcionamento das tensões para os linfonodos e que é usado numa fase menos precoce.

Um dos objetivos da terapia manual também é tratar e prevenir as fibroses que ocorrem nas cirurgias. Além de focar sempre no retorno da funcionalidade e melhora da mobilidade tecidual. As fibroses acabam por gerar dor e desconforto, e podem também gerar incapacidades funcionais, devendo ser tratadas o quanto antes e até mesmo prevenidas.

Open chat
Estamos Online!